quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fraldas… muitas fraldas…

Faz tempo que não apareço aqui no Blog, sinto-me péssima por essa ausência, juro!
O criei como forma de compartilhar um pouquinho das ricas experiências que vivo todos os dias acompanhando mães e bebês em diferentes locais, dos mais chiques e sofisticados, com conforto e luxo, aos mais simples e até lamentáveis, onde falta tudo e a sobrevivência é precária (nos estágios da faculdade).

Mas o assunto de hoje é FRALDA!

Agora, na condição de ‘mãe’ (gravidíssima de 22 semanas do Bruno), tenho pesquisado muito sobre fraldas ecológicas. Mas por quê usar as fraldas ecológicas?
Pra não me prolongar, vou apenas ‘copiar e colar’ um trecho de uma pesquisa muito interessante realizada no Canadá que pode ser lida em: http://fraldasecologicas.art.br/artigos/estudo-da-pegada-ecologica-das-fraldas/?preview=true&preview_id=409&preview_nonce=b07ff6e653

“Durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza de 3. 000 à 5. 000 fraldas descartáveis e sua decomposição pode demorar até 450 anos. Um bebê utiliza em média 124 fraldas descartáveis por mês. O descarte das fraldas é apenas a ponta final do problema, já que não foram considerados aí o consumo de recursos naturais, energia e descarte de resíduos durante a fabricação das fraldas.”

Sei que não dá pra ser ecologicamente correto com tudo e as vezes me pego “surtando” com tantas atitudes que tomo e fico me condenando. As mudanças são tomadas aos poucos: primeiro a gente começa separando o lixo orgânico do reciclável, depois passa a comprar o detergente mais ecológico, aí lembra que dá pra aproveitar a água da lavagem de roupas da máquina pra lavar o chão da lavanderia, passa a usar as sacolas reutilizáveis ao invés das plásticas… e assim vai…

No entanto, quando comecei a pesquisar as fraldas, me assustei com o investimento! O bom é que temos 40 semanas (gestação)

pra juntar a ‘bufunfa’ e comprar as fraldinhas!!! risos
Em média R$ 30,00 por fralda, for a os “recheios” (paninhos que forram a fralda por dentro)! Preciso de mais ou menos 20 fraldas para não precisar encostrar a barriga no tanque todos os dias… isso me custará uns oitocentos reais no final das contas!
O legal é que elas são “One Size”, ou seja, são super adaptáveis ao bebê dos 3kg aos 20kg!

Aí recebi uma indicação de um vendedor do E-bay que vende 9 fraldas por apenas US$ 49,90! Fiquei super animada, achando que essa seria uma solução para a questão da grana… Postei, muito animada, o link do vendedor no Facebook e eis que uma rica oportunidade de conhecimento se abriu para mim. No post coloquei a seguinte frase “Por que são tão mais barato do que as nacionais?”
A resposta foi: “Porque são chinesas, fabricadas às custas da exploração infantil!”
Daí por diante iniciei uma busca incessante no Google atrás de mais informações sobre a veracidade desse comentário.
Vou resumir: em suma, não posso afirmar que as tais fraldas são mesmo produzidas às custas de exploração (não só infantil), mas me convenci de que não eram elas as fraldas que me deixariam satisfatoriamente felizes pois a China é bem conhecida pelo seu descaso ambiental. Portanto, de que me adianta comprar fraldas ecológicas de um lugar que pouco se importa com a questão da sustentabilidade?!
Não vou negar que as estampas era muito lindas e vou até sugeri-las às produtoras nacionais, mas a opção pelas tais fraldas de pano vão além de tudo isso!

Por fim decidi que compraremos todas as fraldas do Bruno na Morada da Floresta (www.fraldasecologicas.art.br), pois além de lindas, estão completamente de acordo com os meus princípios: produzidas por costureiras locais que compreendem e apoiam a causa, evitando desperdício de tecido e acúmulo de restos (lixo), utilizando tecido ecológico e focado na sustentabilidade, não no lucro!

Juro que não estou ganhando comissão em fazer merchandising das fraldas! Risos

Estou divulgando por vontade própria e consciência.

Gostaria, inclusive, que outras produtoras nacionais fizessem contato para que eu pudesse divulgar aqui no Blog outros produtos que estejam de acordo com esses princípios.

Sei que sempre arrumamos desculpas para justificar a falta de atitudes mais corretas para com o nosso Planeta, mas pensemos que é só uma questão de adaptação e nada mais!
Lembram-se de quando levávamos garrafas retornáveis para comprar refrigerantes no supermercado?! Minha avó (querida vó Rosa) me conta que meu pai ia até a mercearia todos os dias de manhã com a leiteira em mãos para trazer o leite do café da manhã - e não estou falando de tempos arcaicos, nem tampouco de gente que morava na roça, estou falando de cinquenta anos atrás e de um cotidiano de um paulistano que morava na Vila Carrão – zona leste (proximidades do Tatuapé).
Fomos nos acostumando a ficar cada vez mais preguiçosos e acomodados. Isso é apenas uma questão de hábito!
As fraldas ecológicas são simples de lavar e por isso acho que vale a pena introduzir esse ‘trabalho’ na rotina, não vai me custar tanto tempo assim!
Acredito, ainda, que o Bruno vai crescer com referências mais bacanas sobre como cuidar do Planeta onde vive! As nossas condutas no dia a dia, é que servirão de exemplo para as condutas que ele vai tomar por grande parte da sua vida (até que decida se continuará ou não).

Se você está grávida ou tem um bebê que ainda usa fraldas, reflita sobre a possibilidade de reduzir os impactos ambientais e ajudar o seu filho a criar uma consciência ecológica.

Deixemos de lado o excesso de auto-piedade e repensemos sobre onde e com o quê estamos dedicando nosso tempo.

Nossos pequenos gestos podem gerar grandes mudanças!

Dedico essa postagem aos amigos do Facebook que conversaram comigo de forma inteligente e produtiva sobre o assunto.

Um comentário:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... .
    FRALDA

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Fralda&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir